top of page
Parece que o bom velhinho foi inspirado no bispo Nicolau.
Nicolau nasceu na Turquia em 280 d.C. e era de uma família rica, mas destinou todo seu dinheiro aos necessitados, virou santo graças à sua bondade. Ele era filho único de uma família muito rica e religiosa, tanto que Nicolau virou bispo.
Herdou toda a fortuna de seus pais e distribuía aos pobres em saquinhos com moedas que ele deixava próximo às chaminés das casas. Com o passar do tempo foi ficando um velhinho muito simpático de barba branca que na noite de Natal saía para ajudar os necessitados.
Mais tarde, Nicolau virou santo amado e respeitado pelos cristãos. Foi na Alemanha que atribuíram, pela primeira vez, a imagem de São Nicolau ao Natal, tendo-se espalhado pelo mundo em pouquíssimo tempo. No início, Papai Noel fora apresentado com um túnica marrom e verde escura, mas em 1886 um cartunista alemão criou uma nova versão para roupa do Papai Noel bem próxima à que conhecemos hoje.
E foi numa campanha publicitária em 1931, da Coca-Cola, que esta nova imagem de Papai Noel, de roupa vermelha com detalhes brancos e cinto e botas pretas, ganhou força se espalhando por todo mundo.
bottom of page